Núcleo de Apoio Psicopedagógico
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é o órgão responsável por intervir, a partir de ferramentas da psicopedagogia, em todo e qualquer problema de ordem de aprendizado, interacional ou afetivo enfrentados por alguns acadêmicos durante sua trajetória na Instituição, em um espaço seguro e num contexto de confidencialidade.
O estudante, enquanto ser principal no processo educativo, pode se sentir confrontado no percurso universitário por um conjunto de desafios e obstáculos inerentes a esta etapa de transição para a vida profissional. Por esta razão, o NAP se propõe a realizar um trabalho amplo, procurando construir um espaço de identificação daquelas dificuldades, sejam de ordem institucional ou pessoal do discente, para lhe possibilitar ultrapassar de forma eficaz as tarefas resultantes da vida acadêmica.
No atendimento são acolhidas situações em que o processo de aprendizagem pode ser maximizado, por meio da ressignificação das interações do aluno com seus grupos, com a família e com a Instituição. O trabalho do Núcleo deve estar em consonância com os propósitos da Instituição de Ensino, visto que a reconstrução da identidade e a descoberta de potencialidades dos alunos, resulta no seu reconhecimento como pessoa integrada, cognitiva e emocionalmente, o que possibilitará um equilíbrio no processo de sua formação profissional.
São objetivos do Núcleo de Apoio Psicopedagógico:
• Atender às demandas dos estudantes, buscando soluções para problemas presentes nas relações do processo ensino-aprendizagem, como orientação e apoio de adaptações metodológicas e de processos avaliativos;
• Identificar as dificuldades de aprendizagem do discente, auxiliando na busca para soluções de problemas presentes nas relações do processo ensino-aprendizagem;
• Incentivar a promoção e elevação da autoestima do discente, da autoconfiança e maturidade necessárias à autorregulação do processo ensino-aprendizagem, fazendo-o perceber suas potencialidades;
• Auxiliar na recuperação de seus processos internos de apreensão da realidade nos aspectos cognitivo, afetivo-emocional e dos conteúdos acadêmicos;
• Apoiar o estabelecimento de relações de convívio salutar no ambiente acadêmico, oportunizando o desenvolvimento de soluções por meio de ações participativas no processo ensino-aprendizagem;
• Encaminhar e/ou indicar a psicoterapia pelo Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa ou clínicas, postos da rede estadual e municipal ou outros serviços de saúde;
• Subsidiar a gestão da UniCatólica sobre a adoção de medidas administrativas e ou de realização de eventos que contribuam para a solução de problemas pertinentes à relação ensino-aprendizagem e potencializam valores e competências discentes e docentes.
Dentre as atividades do Núcleo Psicopedagógico destacam-se:
• Apoio psicopedagógico a alunos, objetivando a intervenção nas dificuldades referentes ao processo educativo, por meio do debate sobre a condução didático-metodológica, a relação professor-aluno ou a relação interpessoal entre colegas;
• Encaminhamento de alunos a Psicólogos e clínicas quando diagnosticada a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico prolongado (problemas de ordem afetiva, luto, isolamento social, desenraizamento geográfico, transição para o ensino superior,
ansiedade, depressão, pânico, entre outros);
• Orientação aos pais e ou docentes envolvidos no processo de ressignificação da aprendizagem;
• Orientação ao estudante para desenvolvimento de posturas proativas que favorecem o encontro consigo mesmo, bem como o estabelecimento de metas, propósitos de vida e definição de objetivos profissionais.
• Contribuição para o aumento do nível de informação sobre meios e recursos à disposição do estudante, quer ao nível da comunidade universitária, quer no aspecto da sociedade civil e em geral.
Desde o semestre 2021.1 a vertente assistencial tem sido o eixo de destaque de atendimento do NAP. Neste sentido, o serviço tem sido focado especialmente no apoio e integração que busca disponibilizar recursos que auxilie na aprendizagem e desenvolvimento
do estudante e, consequentemente, permanência, êxito acadêmico e formação na Instituição.