INSTITUCIONAL
SOBRE A UNICATÓLICA DO RN
Missão
A UniCatólica do Rio Grande do Norte tem como missão “Educar para a cidadania, a verdade e a justiça, formando uma consciência mais profunda do sentido do Ser Humano no mundo, à luz dos princípios evangélicos e da ética cristã.”
Visão
Consolidar-se como organização educacional de excelência acadêmica pelos padrões de qualidade e compromisso social do seu Projeto Político Pedagógico, e por uma atuação empreendedora voltada para contemplar os interesses regionais de forma sustentável, articulada com o desenvolvimento global e com os valores cristãos.
Princípios e Valores Institucionais
A UniCatólica do RN fundamenta a sua relação com a comunidade acadêmica e com a sociedade nos seguintes Princípios e Valores.
Princípios
I. Compromisso com a vida à luz da ética cristã
A vida é nossa maior riqueza, talvez a única. No pensamento teológico é o mais sublime bem dado por Deus. Consoante a isto, o cristianismo, obediente à missão de Jesus que veio “dar vida e em abundância”, compreende que cada ser vivo deve ser respeitado em sua condição e colabora para a organicidade de todo o cosmo. Desta forma, nosso fazer educação é implicado eticamente com a promoção de práticas pedagógicas que pensem a dignidade da vida humana em todas as suas dimensões.
II. Educação Humanizadora
Educação e Humanização são termos dicotomizáveis. Humanizar constitui o caminho necessário para a formação singular da pessoa humana, permitindo que os sujeitos históricos projetem no mundo aquilo que lhes é próprio, em seus mais diversos bens artísticos e culturais. Neste itinerário que permite a abertura e a reconfiguração do encontro com o outro por meio de experiências formativas e transformadoras de cada indivíduo, a Católica do RN acredita na educação como condição essencial para a humanização e fomenta, a partir de referenciais teóricos, éticos e estéticos, a promoção de valores que ajudem a superar as posturas de indiferença em favor de um humanismo solidário que permita um diálogo fraterno para a promoção da justiça e a paz.
III. Ensino de Excelência
Educar com excelência significa responder, na concretude do processo formativo, as demandas e urgências da sociedade. Nesta perspectiva, nosso compromisso com a qualidade é expresso na garantia de atividades acadêmicas que associam teoria e prática, desempenhadas por uma equipe diferenciada e em múltiplos espaços de aprendizagem dispostos em uma infraestrutura adequada à proposta pedagógica da Instituição.
Valores
I. Pessoa humana ao centro
Em uma Instituição comprometida com a Educação Humanizadora, o ser humano deve estar no centro de todos os processos. Por isso, somos cônscios de que a ontologia social da condição humana e a dignidade de vida constituem-se prioridade das nossas ações educativas e práticas profissionais.
II. Senso de pertença e unidade
A virtude do pertencimento implica a tomada de consciência sobre o papel de cada sujeito no mundo, de maneira a superar o egocentrismo e permitir adesão a projetos e ações coletivas, como expressão de unidade. O senso de pertença institucional é uma condição preponderante para o bom desempenho da comunidade acadêmica, pois o potencial transformador da educação diz respeito a todos.
III. Respeito e Solidariedade
A Educação está a serviço da humanização e possui dois movimentos intrínsecos: o primeiro volta-se à pessoalidade de cada sujeito, ao permitir o conhecimento de si e a humildade perante os outros, gerando o respeito; o segundo, por sua vez, leva ao mundo o jeito humano de agir, dedica-se ao bem comum e fomenta o exercício da solidariedade.
IV. Excelência
A excelência deve exprimir, em si, muito mais que os princípios organizacionais de eficácia e eficiência. Profissionais de excelência, em exercício ou formação, são aqueles que nutrem como algo basilar de seu agir o compromisso transformador em meio à sociedade, permitindo que todo trabalho realizado promova benefícios à Instituição e a todos os envolvidos.
V. Coragem
É fundamento de uma Instituição Educacional a capacidade de esperançar. Para que esta ação seja real e cotidiana é necessária a segurança nos processos, a confiança no trabalho de cada indivíduo e da equipe. Um corpo seguro, por consequência, é capaz de agir com coragem, fazer-se audacioso nos sonhos e determinado nos caminhos para cumprir os objetivos propostos.
VI. Responsabilidade Social
O empenho para o bem comum, com especial atenção àqueles que mais necessitam em suas periferias sociais, culturais e existenciais, é uma predileção feita pelo próprio Deus. É característica da UniCatólica do RN formar pessoas para a responsabilidade que devem ter com a sociedade, cumprindo o papel de impactar positivamente a vida das pessoas, acompanhadas conforme cada área de atuação profissional.
VII. Arte, Cultura e Espiritualidade
Música, dança, poesia, teatro e literatura emanam saberes e desempenham funções vitais na existência humana. A poeticidade, a experiência estética com as múltiplas modalidades artísticas e o exercício de uma espiritualidade que toque os afetos e sensibilize os sentidos avassalam-nos, fortalecem-nos e transformam-nos. Eis o potencial das artes em nossa instituição: humaniza-nos, impulsiona e permite o envolvimento do sujeito com outras possibilidades de ver e sentir o mundo.
Estrutura Organizacional
REITOR
Pe. Charles Lamartine de Sousa Freitas
VICE REITOR
Pe. Flávio Augusto Forte Melo
PRÓ REITOR ADMINISTRATIVO
Pe. Demétrio de Freitas Júnior
PRÓ REITORA ACADÊMICA
Profa. Dra. Érika Fernandes Benjamim
COORDENADORA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Profa. Ma. Wendy Karla Medeiros de Souza Bezerra
COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Ma. Jane Elly Nunes da Costa
COORDENADORA DO CURSO DE DIREITO
Esp. Anna Laura Alcantara de Lima e Moura
COORDENADORA DO CURSO DE ENFERMAGEM
Profa. Ma. Lívia Helena Morais de Freitas Melo
COORDENADORA DO CURSO DE FISIOTERAPIA
Profa. Ma. Mariana Mendes Pinto
COORDENADORA DO CURSO DE GASTRONOMIA
Profa. Bruna Laura de França Fernandes
COORDENADORA DO CURSO DE NUTRIÇÃO
Profa. Paloma Katlheen Moura Melo
COORDENADORA DO CURSO DE PSICOLOGIA
Profa. Dra. Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz
COORDENADOR DO CURSO DE TEOLOGIA
Prof. Me. Francisco Márcio Bezerra dos Santos
COORDENADORA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Profa. Ma. lara Maria Linhares
PESQUISADORA INSTITUCIONAL E PROCURADORA INSTITUCIONAL
Profa. Dra. Érika Fernandes Benjamim
SECRETÁRIA ACADÊMICA
Leila Maria Eloi de Vasconcelos
BIBLIOTECÁRIA
Esp. Andreana Tavares Veloso
Nossa História
A Associação Santa Teresinha, por força dos seus Estatutos, desenvolve atividades educacionais nos diferentes tipos e níveis de ensino. Atua no Estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró e região, onde mantém sua sede e matriz.
No ano de 2002, a sua Direção após ouvir aos anseios da comunidade e vislumbrando as demandas sociais, decidiu criar uma Instituição de Ensino Superior, a qual recebe o nome de Faculdade Diocesana de Mossoró – FDM, oferecendo inicialmente cursos voltados para a formação humana e social. A FDM obteve Autorização para funcionamento em 25 de junho de 2009, através da Portaria MEC nº 839.
Diante desse contexto, a instituição se insere entre os estabelecimentos de ensino superior regidos pela legislação educacional vigente no Brasil, e iniciou sua trajetória assumindo-se como lugar onde o ensino, a pesquisa e a extensão coabitam em um processo vivo de mútuas influências.
A UniCatólica do Rio Grande do Norte busca contribuir com a promoção do bem comum, pelo desenvolvimento das ciências, das letras e das artes, pela difusão e preservação da cultura e pelo domínio e cultivo do saber humano em suas diversas áreas.
Para que isto aconteça, deseja:
a) formar profissionais em diferentes áreas do conhecimento humano, contribuindo para a sua educação contínua;
b) estimular, no processo de formação profissional, o desenvolvimento de uma postura ética, empreendedora e crítica;
c) primar por uma permanente atualização do projeto pedagógico de seus cursos em consonância com a dinâmica das exigências e necessidades do mercado de trabalho;
d) estimular a realização da pesquisa científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à solução de problemas sociais, econômicos e educacionais;
e) estabelecer uma interação com a comunidade, pelo exercício das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão;
f) promover e preservar manifestações artístico-culturais e técnico-científicas;
g) difundir resultados da pesquisa e da criação cultural;
h) estimular e possibilitar o acesso permanente às novas tecnologias da informação para todos os segmentos da comunidade acadêmica;
i) contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios do Rio Grande do Norte.
Estes parâmetros e norteadores de ações servirão para avaliar resultados e desempenhos, assegurar unanimidade de propósitos, proporcionar uma base para alocação de recursos, estabelecer o clima organizacional, servir como ponto focal para os indivíduos se identificarem com os propósitos da organização e para deter aqueles que com estes não se coadunam.
Ciente de sua missão, empenhada na concretização da visão a que se propõe e ancorada nos valores e objetivos que a fundamentam, a UniCatólica do Rio Grande do Norte procura cumprir seu compromisso com o aluno, e sobretudo, com a sociedade a qual se acha inserida.